Como primeiro post de nosso blog, resolvemos abordar um assunto pouco comentado, porém de grande relevância para o sucesso de uma parceria - O Alinhamento de Valores e Anseios.

Recente pesquisa realizada em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e publicada pela ISMA-BR (International Stress Management Association), constatou que cerca de 72% das pessoas são insatisfeitas (infelizes) no trabalho. E que, 89% das pessoas relacionam essa insatisfação com a ausência de reconhecimento, 78% com excesso de tarefas e, 63% com problemas de relacionamento.

Atentos a isso, identificamos como um fator de produtividade e sucesso que o conhecimento de seus próprios valores faz com que a pessoa tome consciência de sua MISSÃO como ser humano e entenda seu PROPÓSITO DE VIDA - "sua proposta única de valor" -  que irá torná-lo único dentre todos os habitantes deste planeta. Como consequência, esta pessoa irá ter mais condições de impactar positivamente as pessoas e, desta forma, criará o como será reconhecido pelos seus ciclos de convívio social, suas características marcantes, enfim, qual seu diferencial das demais pessoas.
 
Quando a pessoa se autoconhece, ela evidencia ao mundo externo de forma mais CLARA suas características, fazendo com que as demais pessoas entendam quais são seus objetivos de vida, sua visão de mundo e, por fim sua missão - seu propósito - o legado que pretende eternizar, ou seja, desta forma fica mais objetiva suas relações sociais, gerando empatia, reconhecimento e apoio, fazendo com que na sua concretização de seu legado seja obtido auxilio dos que compartilham de seus VALORES, melhora de seus relacionamentos inter pessoais e melhora a sua sensação de Felicidade em todos os aspectos da vida.

A pessoa de posse desses importantes conhecimentos, torna-se assertivo em suas relações e procura nas suas escolhas estar congruente com seus valores, tornando-o mais participativo, motivado e empático.

No ambiente corporativo, fica mais claro entender o qual importante é a definição de SUA VISÃO, MISSÃO E VALORES, pois os VALORES serão a base para a construção da VISÃO (Como a empresa aplica seus valores no seu dia-a-dia, tanto internamente, quanto no ecossistema que está inserida) e para a execução da MISSÃO que a empresa quer deixar como  sua MARCA INDELÉVEL no ecossistema, ou seja, SUA PROPOSTA ÚNICA DE VALOR para o mercado.

Uma vez fixada a VISÃO, a MISSÃO e os VALORES da empresas, estes espelham OS VALORES e o PROPÓSITO DE VIDA de seu(s) fundador(es), A EMPRESA estará criando sua cultura que espelhará no exercício de sua VISÃO. Logo, como sabemos, uma empresa é feita de pessoas (seus colaboradores, fundador(es) e em alguns casos, de seus investidores), portanto, alinhar os PROPÓSITOS DE VIDA e a PROPOSTA ÚNICA DE VALOR DA EMPRESA é, sem dúvidas, o caminhos mais interessante para o sucesso de uma empres, tanto no aspécto do ambiente corporativo, quanto no aspécto de retorno de investimento.

O alinhamento de propósitos fomentará a atração de colaboradores, fornecedores, clientes e em alguns casos investidores, que compartilhem de seus VALORES e não somente por competências técnica ou preço oferecido, ou seja, destacar-se-a o CUSTO BENEFÍCIO (VALOR AGREGADO) da utilização do produto ou serviço oferecido. Isto acontece por que a empresa evidencia para o mercado o seu diferencia das outras empresas e soluções, sendo assim, a empresa se destaca daquelas que optam pelo preço, se tornando um referencial para o mercado pela sua comunicação eficaz e eficiente com seu cliente, diminuindo a frustração de quem utiliza de suas soluções.

Enfim, acreditamos que quanto mais clara nossa comunicação de valores e as experiências positivas com as empresas que queremos auxiliar, maior será o reconhecimento de nossa MARCA E DE TODOS DOS ENVOLVIDOS com a nossa empresa, gerando a recorrência na utilização de nossas soluções.